TECNICO DE SEGURANCA DO TRABALHO

  • Tempo Integral
  • São Paulo

Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde - SPDM Afiliadas

Descrição da vaga

Realizar inspeções de Segurança do Trabalho, verificando as condições físicas do local, máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes de trabalho bem como a prevenção de doenças ocupacionais dos colaboradors, em atendimento às Normas Regulamentadoras, visando garantir a integridade dos colaboradors e dos bens da Instituição.

Responsabilidades e atribuições

  • Executar inspeções de segurança nas diversas áreas da instituição, através de cronogramas, preenchendo formulários internos e relatório de inspeção, visando detectar, registrar e sanar condições inseguras no ambiente de trabalho;
  • Revisar/atualizar Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), sempre que houver alguma mudança no ambiente de trabalho;
  • Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, com palestras sobre assuntos ligados à área, bem como a eleição para novos integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), para cumprimento da legislação vigente;
  • Participar junto com a equipe do SESMT e SCIH, na elaboração de manuais, bem como de treinamento para a prevenção de acidentes, observando as peculiaridades das atividades e acompanhar em conjunto com a área envolvida o seu atendimento;
  • Participar de reuniões de acidentes do trabalho, comissão de resíduos, manuais etc..;
  • Realizar demais atividades pertinentes ao cargo.

Requisitos e qualificações

  • Ensino médio completo;
  • Curso Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Registro profissional no M.T.E;
  • O Candidato selecionado deverá estar vacinado com as duas doses contra a COVID19, aprovada pela ANVISA, respeitando o plano de vacinação e às recomendações das Autoridades de Saúde.

Informações adicionais

OBJETIVO DA FUNÇÃO

Participar da elaboração e implementação de política de segurança do trabalho na Instituição, através do Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Realizar diagnóstico da situação de Segurança na Instituição. Realizar o controle de indicadores de meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de segurança do trabalho. Investigar e analisar acidentes de trabalho, recomendar medidas de prevenção e controle. 

RESPONSABILIDADES

Avaliar, indicar e orientar os funcionários, quanto a utilização dos EPI's – Equipamento de Proteção Individual e EPC's – Equipamento de Proteção Coletiva, necessários para atender a legislação consoante com as atividades desenvolvidas nos setores;

Registrar, entregar, controlar, rastrear e cotar os EPI's e EPC's de acordo com a necessidade;

Inspecionar locais, instalações e equipamentos da CROSS, para verificar, acompanhar e fiscalizar as condições de trabalho e segurança, com objetivo de detectar fatores e riscos de acidentes e doenças, propor medidas de segurança preventivas e informar sobre a necessidade de tomada de providências para eliminar, ou minimizar, possíveis riscos;

Investigar acidentes ocorridos, examinando as condições de ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências necessárias à prevenção de acidentes futuros;

Informar a necessidade de abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) à Seção de Recursos Humanos; 

Efetuar o controle de equipamento de combate a incêndios, extintores nas dependências da CROSS;

Efetuar o acompanhamento da brigada de incêndio e o plano de emergência da CROSS, conforme legislação vigente;

Ministrar palestras e treinamentos aos colaboradores, incluindo as novas gestões da CIPA, instruindo-os sobre normas de segurança e prevenção de acidentes e doenças, com objetivo de informá-los sobre os possíveis riscos inerentes a execução de suas tarefas;

Elaborar relatórios estatísticos e fotográficos de ocorrências relacionadas a saúde e segurança ocupacionais, fornecer dados sobre o número de acidentes, respectivos motivos e ações para eliminação, correção e prevenção dos riscos; 

Participar de reuniões da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – com objetivo de fornecer dados relativos a segurança, bem como, sugerir ações para aperfeiçoar o sistema de prevenção interna existente, quando necessário;

Realizar, em conjunto com a CIPA, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho – com periodicidade anual;

Elaboração de PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), conforme Norma Regulamentadora (NR 09); 

Preencher o campo de responsável técnico pelos riscos ambientais no PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), conforme demanda;

Acompanhar perito do trabalho, nas dependências da instituição, e informar, quando solicitado, dados sobre riscos operacionais, estruturais e documentações pertinentes;

Acompanhar e vistoriar os trabalhos realizados por terceiros e/ou empreiteiras, a fim de garantir o cumprimento das normas de segurança;

Realizar as atividades das áreas/setores, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.

CURSOS COMPLEMENTARES

Normas Regulamentadoras, Legislações e pacote office avançado. Desejável conhecimento em Meio Ambiente.

HABILIDADES

Experiência como técnico em segurança do trabalho.