Professor de Engenharia Mecânica – Ciclos de potência termodinâmicos, Máquinas térmicas, Refrigeração e condicionamento de ar

  • Tempo Integral
  • Sorocaba

Seleção de Professores (Presencial) - Centro Universitário Facens

Descrição da vaga

Inspirar e desenvolver profissionais e cidadãos preparados para os desafios da vida é o nosso foco.

Através dos nossos alunos, docentes e colaboradores construímos um futuro sustentável, próspero, sócio e tecnologicamente responsável a cada dia que passa.

Temos orgulho de dizer que você pode fazer parte deste futuro com a gente!

Em um campus altamente sustentável, acreditamos na educação como meio transformador do mundo e fomentamos projetos inovadores que trazem soluções factíveis para problemas cotidianos e que se sustentam nos pilares social, econômico e ambiental, fundamentais para uma vida sustentável e próspera.

Somos um ecossistema que possui mais de 700 colaboradores que atuam ativamente nos pilares estratégicos de empreendedorismoinovaçãointernacionalização sustentabilidade.

Inscrições abertas para a contratação de docentes. Faça parte desta história você também.

Responsabilidades e atribuições

Elaborar o Plano de Aula da disciplina ou disciplinas alocadas a partir do calendário acadêmico, plano de ensino visando atender ao processo de ensino proposto, a quantidade de dias letivos e a qualidade das aulas ministradas. 

Revisar o Plano de Ensino das disciplinas alocadas a partir da proposta contida no PPC (Projeto Pedagógico de Curso) e das necessidades de mercado visando a execução com qualidade do projeto pedagógico de curso. 

Elaborar material de aula e avaliações de aprendizado a partir do plano de aula e de ensino visando garantir o aprendizado do aluno. 

Realizar a aferição de presença a cada dia letivo a partir do sistema de controle de frequência visando garantir de forma adequada o processo de avaliação discente. 

Participar de reuniões de colegiado e outras reuniões a pedido da coordenação de curso para discussão e análise do PPC, atividades docentes, projetos, dentre outros visando a execução com qualidade do projeto pedagógico de curso. 

Participar das atividades do Conexão Docente e de preparação do semestre letivo por meio da inscrição nas atividades ofertadas e assim desenvolver novas habilidades, melhorar as atuais e aprimorar o trabalho em sala de aula. 

Orientar trabalhos de TCC a partir das definições do professor responsável pela disciplina de TCC visando garantir a entrega de projetos com qualidade e dentro das normas estabelecidas. 

Orientar trabalhos de Iniciação Científica conforme projeto aprovado pela Diretoria de Pesquisa visando o desenvolvimento de recursos humanos e de novos conhecimentos na área de pesquisa. 

Desenvolver projetos de ensino aprendizagem, dentro da respectiva área de atuação, conforme orientação da coordenação de curso. 

Integrar o NDE (Núcleo Docente Estruturante) do respectivo curso conforme convite da coordenação de curso e participar das discussões e implementação do PPC dos respectivos cursos com o objetivo de atender a legislação educacional e oferta de um curso de qualidade alinhado ao mercado. 

Desenvolver atividades administrativas/pedagógicas, estipuladas pela Coordenação do Cursos, como professor de Regime Integral por meio da execução de atividades administrativas, pedagógicas e de orientação visando a execução com qualidade do PPC. 

Seguir o modelo pedagógico e de avaliação adotado pela Instituição a partir das regras e processos definidos no Plano de Ensino e garantindo, assim, a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. 

Participar da Avaliação Institucional realizada semestralmente nas datas estipuladas, respondendo os questionários de avaliação e contribuindo com a geração de indicadores de qualidade para a gestão dos cursos e da instituição. 

Atender as demandas solicitadas pelo Coordenador do respectivo conforme as orientações prestadas visando atender demandas, solução de problemas, necessidade urgentes do curso e assim contribuindo para a gestão e qualidade do curso em que atua. 

Cumprir com as determinações contidas nos procedimentos, nas Normas, nos Regulamentos e nas Políticas, através do conhecimento e cumprimento das mesmas, garantindo assim a conformidade nos processos e o atendimento à legislação vigente;

Executar outras atividades da mesma natureza e mesma complexidade do cargo.

Requisitos e qualificações

Buscamos um professor doutor em engenharia mecânica, que combine experiência prática de mercado com uma carreira acadêmica. O candidato deve ser especializado na área de energia e fluídos, com competência para ministrar disciplinas como ciclos de potência, máquinas térmicas, refrigeração e condicionamento de ar. É essencial que traga para o ambiente acadêmico os conceitos teóricos aliados a atividades práticas de laboratório e projetos aplicados.

Valorizamos a aplicação de metodologias ativas de ensino, proporcionando dinamismo e envolvimento dos estudantes em aprendizado prático. O candidato deve acompanhar os alunos em conteúdos abrangentes da área, enfatizando o aprendizado prático e a sustentabilidade, sempre buscando viabilidade técnica.