Orientador(a) Educacional – Ens. Fundamental Anos Iniciais

Rede Verbita de Educação

Descrição da vaga

Acompanhar o desenvolvimento do aluno na escola, participando de todo processo de ensino-aprendizagem, através de ações articuladas com a direção, coordenações, corpo docente, demais setores da escola e familiares, em prol da educação integral do aluno.

Responsabilidades e atribuições

  • Acompanhar o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, envolvendo professores e família quando necessário, com o intuito de garantir o desenvolvimento integral do aluno.
  • Atender os alunos individualmente ou em pequenos grupos, de acordo com a demanda, visando a adaptação ao ambiente escolar e a socialização, a resolução de conflitos e o sucesso acadêmico.
  • Proceder à devolutiva dos atendimentos/encaminhamentos dos alunos aos professores, à direção, à coordenação segmento/SOE e aos familiares.
  • Colaborar na análise dos indicadores, junto com coordenação de segmento/SOE, avaliando o aproveitamento escolar, evasão, repetência e infrequência.
  •  Contribuir com sugestões e informações nas reuniões pedagógicas com professores e com o Conselho de Classe, bem como nas reuniões extraordinárias;
  • Promover momentos reflexivos, através de palestras, encontros, oficinas que contribuam com a educação das crianças/adolescentes/jovens, na prevenção de conflitos escolares e outros temas que sejam necessários.
  • Refletir e dialogar com o corpo docente sobre os resultados das avaliações, apresentando propostas de solução às disfunções detectadas;
  • Participar do plano de desenvolvimento individual (PDI) do aluno que apresenta dificuldades pedagógicas que difere do coletivo, investigando o seu histórico de vida, acompanhando a sua evolução na escola e propondo ações pontuais que garantam o desenvolvimento do aluno.
  • Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos encaminhados a outros especialistas aqueles que exigirem assistência especial, monitorando e solicitando o feedback e repassando as orientações ao professor.
  • Promover a integração e a comunicação entre os diversos setores relacionados com a área pedagógica, através de encontros e reuniões periódicas.

Requisitos e qualificações

Formação:

Superior em Psicologia ou Pedagogia. Desejável especialização na área.

Conhecimentos:

  • Pacote Office
  • Legislação Educacional
  • Orientação Educacional 

Competências e Habilidades:

  • Trabalho em Equipe
  • Adaptabilidade a Mudanças/Flexibilida
  • Iniciativa e Dinamismo
  • Comunicação/ Fluência Verbal
  • Capacidade de Administrar Conflitos
  • Liderança
  • Senso Analítico
  • Equilíbrio Emocional
  •  Visão Sistêmica