Gerente de Riscos Financeiros Global – Vale – Rio de Janeiro

Vale

Quer conhecer nossa oportunidade?

N° de Vagas: 1

Formação: Graduação completa, preferencialmente Economia, Engenharias, Administração ou áreas afins.

Localidade: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Modalidade de trabalho: Remoto Acesso eventual

Horário de Trabalho: Turno Diurno

Período de inscrição: 03/05/2022 a 10/05/2022

Requisitos obrigatórios:

Experiências anteriores em atividades propostas para o cargo.
Sólidos conhecimentos e vivências em Gestão de Riscos Financeiros, Riscos de Crédito, Riscos de Mercado.
Experiências anteriores com gestão de pessoas.
Fluência em Português e Inglês (oral e escrita). O item é essencial, visto que haverá uma interface rotineira com profissionais estrangeiros, e há a necessidade de reportes/apresentações ao exterior.
Requisitos desejáveis:

Desejável Pós-graduação, MBA, Mestrado ou Doutorado em Finanças ou relacionados (será um diferencial).
Conhecimento das áreas de negócio em que a Vale atua.
Atividades e responsabilidades:

O (a) profissional será responsável pela coordenação e planejamento das atividades ligadas a gestão de risco de mercado e de crédito de clientes, fornecedores e instituições financeiras na Vale.
Monitorar, avaliar e reportar os riscos de mercado mapeados que tem impacto potencial nos negócios da Vale e empresas do grupo, definindo as estratégias e ações gerenciais a serem adotadas, com seus respectivos prazos e responsáveis, objetivando o melhor gerenciamento desses riscos.
Consolidar mapa de riscos financeiros, sendo facilitador da primeira linha de defesa no contexto integrado de riscos.
Elaborar e manter atualizados os documentos normativos que suportam a governança corporativa da área.
Manutenção e melhoria contínua de um processo integrado de gerenciamento de risco de mercado na Vale, identificando, avaliando, definindo apetite ao risco, e formas de mitigação, para influenciar no processo decisório da empresa. Embasamento na correlação entre fatores de risco para definir estratégias e instrumentos de gestão de risco de mercado.
Acompanhamento do mercado e estratégia da empresa e pares para antecipar tendências e potenciais riscos para o fluxo de caixa e exposição de contrapartes da Vale.
Manutenção e melhoria contínua de um processo de gerenciamento de risco de crédito.
Expor para a Diretoria de Finanças e ao Comitê de Risco, o impacto dos riscos de mercado no fluxo de caixa, posições de tesouraria e nas margens operacionais possibilitando estruturação de diretrizes e metas de mitigação de risco a serem propostas para Diretoria Executiva e Conselho.
Garantir o atendimento às exigências de instituições regulatórias como CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e SEC (Securities and Exchange Comission) na divulgação de informações relativas a risco de mercado e utilização de derivativos.
Elaborar relatórios e apresentações relativas à política de gestão de risco que atendam as demandas dos departamentos de Controladoria e de Relações com Investidores e órgãos reguladores.
Gerir equipe inicialmente composta por 7 profissionais (4 no Brasil e 3 na Suíça).
Desenvolver e capacitar a equipe nos processos de gestão de risco de mercado e crédito, através de treinamentos internos/externos e disseminação de conhecimento entre as pessoas da equipe.

Para se candidatar a esta vaga visite vale.eightfold.ai.