Descrição

Horário:9h às 18h

Modalidade de trabalho:Temporariamente Remoto

Contratação:Efetivo – CLT

Nível:Profissional

Descrição e Responsabilidades

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização médico-humanitária internacional que oferece cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos, epidemias, desastres naturais ou exclusão do acesso à saúde em mais de 70 países, de forma neutra, imparcial e independente.

Alinhada às diretrizes de combate ao racismo dentro da instituição, MSF-Brasil incentiva e prioriza a inscrição de pessoas negras e indígenas em seus processos seletivos.

 


OBJETIVO

Desenvolver e implementar estratégias de relacionamento com a imprensa, planos de comunicação e documentos de suporte de forma a dar visibilidade a relatos precisos na mídia brasileira e internacional aos temas transversais para a comunicação de MSF-Brasil, assim como a dossiês específicos priorizados pela organização. Apoiar a formulação de estratégias de comunicação para a consecução de objetivos específicos de Advocacy e para a realização de eventos e projetos especiais. Dar suporte às operações de MSF no Brasil, com eventuais visitas ao terreno para produção de conteúdos sobre as atividades realizadas no país. Trabalhar junto à imprensa outros nichos de interesse de todos os departamentos de MSF-Brasil.

DESAFIOS:

• Trabalhar sob pressão interna e externa, tanto nas crises internacionais quanto nacionais, garantindo transmissão adequada de posicionamentos de MSF.

• Antecipar questões que possam comprometer negativamente a imagem de MSF; apoiando no desenvolvimento e implementação de estratégias para anular ou minimizar estes impactos.

RESPONSABILIDADES:

• Implementar estratégias de presença de temas transversais e dossiês prioritários na imprensa brasileira com focos na imprensa regional e em nichos de interesse de todos departamentos de MSF-Brasil, por meio, dentre outras atividades, do mapeamento de relacionamento com jornalistas e veículos de nichos e da produção e adaptação de conteúdo.

• Implementar e participar na definição de estratégias de comunicação para mídia, dando particular atenção a veículos regionais de qualidade e plataformas não convencionais (veículos nativos digitais e outros).

• Desenvolver planos de comunicação para eventos, – tanto organizados por MSF quanto os que requerem a participação da organização – e para campanhas e departamentos de MSF-Brasil.

• Assegurar o preparo de porta-vozes de MSF-Brasil, juntamente com o coordenador de relações com a imprensa, por meio de briefings, mídia training e preparação para entrevistas, garantindo que o posicionamento de MSF e as principais mensagens sejam transmitidas adequadamente, potencializando a visibilidade da organização e resguardando sua imagem e a de seus profissionais.

• Organizar eventos relacionados à imprensa e estudantes de comunicação, garantindo que o conteúdo de coletivas e cursos atenda às diretrizes de comunicação de MSF para garantir a coerência e uniformidade da linguagem.

• Apoiar a definição de atividades do departamento de comunicação do ponto de vista da repercussão na mídia e o desenvolvimento da resposta de MSF-Brasil a emergências e questões polêmicas no que diz respeito à comunicação, auxiliando na reflexão dos possíveis desdobramentos para resguardar a imagem da organização.

• Produzir com o(a) coordenador(a) de relações com a imprensa relatórios da área, monitorando e analisando os indicadores estabelecidos para mensurar os resultados das atividades.

• Colaborar na elaboração do orçamento da área de imprensa, pesquisando qualidade dos serviços e negociando valores, a fim de contribuir com o planejamento e o cumprimento do plano anual.

• Contratar e lidar com fornecedores, garantindo que os procedimentos estejam de acordo com as regras estabelecidas pelo departamento administrativo de MSF-Brasil para atender as demandas de imprensa.

• Apoiar o departamento quando necessário, na condução de projetos produzidos por terceiros, oferecendo curadoria e disponibilizando conteúdo, acompanhando e aprovando todas as etapas do projeto para assegurar a reprodução fiel da realidade de MSF, alinhada aos princípios e à forma de atuação da organização em campo.

 

Requisitos

ESCOLARIDADE:

• Graduação completa

EXPERIÊNCIA:

• Sólida experiência em veículos de imprensa e/ou assessoria de comunicação, preferencialmente na imprensa brasileira

• Experiência de trabalho em rede e com interlocutores internacionais.

IDIOMAS:

• Português nativo

• Inglês fluente

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

• Pacote Office – intermediário

COMPETÊNCIAS BÁSICAS:

• Compromisso com os princípios MSF

• Visão estratégica

• Resultado e orientação para qualidade

• Trabalho em grupo e cooperação

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

• Flexibilidade comportamental

• Pensamento analítico

• Capacidade de negociação

• Construção de Redes de Contato e de Relacionamentos

LOCALIDADE:

Rio de Janeiro ou São Paulo




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