
Singulari Consultoria
Estamos selecionando GESTOR(A) OPERACIONAL para atuar no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. ;
O IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a conservação da biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. Os principais locais de atuação do IDSM são a cidade de Tefé (AM), e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.
A RDS Mamirauá, criada em 1990, está localizada no Médio Solimões, estado do Amazonas, com uma área de 1.124.000 ha, completamente formada de florestas alagáveis de águas brancas, as várzeas. A RDS Amanã, criada em 1998, situada ao lado da RDS Mamirauá, cobre uma área de aproximadamente 2.350.000 hectares e engloba grandes extensões de ecossistema de terra firme, além de porções de igapó e de várzea. Está localizada entre a bacia de águas pretas do Rio Negro e a de águas brancas dos rios Japurá e Solimões.
Dentre as várias atividades do Instituto Mamirauá na área, o Programa de Turismo de Base Comunitária promove assessoria técnica a Pousada Uacari, um dos empreendimentos de TBC pioneiros no Brasil. Sua preocupação central é trabalhar a autonomia das comunidades na gestão da atividade, gerando emprego e renda, fortalecendo a governança local e contribuindo para a conservação dos recursos naturais.
A Associação de Produtores do Setor Mamirauá (APSM) é a associação formada por moradores e usuários do Setor Mamirauá – RDSM e atua na co-gestão do Uakari Lodge. A Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo do Mamirauá (AAGEMAM) é a associação formada por moradores e usuários do Setor Mamirauá – RDSM e atuam na co-gestão e prestação de serviços no Uakari Lodge.
Atribuições da Função
➢ Supervisionar os trabalhos operacionais da Pousada Uacari, dentre os setores de vendas, marketing, logística, lazer, hospedagem, alimentos e bebidas, financeiro e contábil;
➢ Acompanhar e supervisionar o receptivo de grupos especiais;
➢ Realizar o planejamento e a avaliação das atividades da Pousada Uacari;
➢ Representar o Programa de TBC em reuniões, encontros e eventos;
➢ Supervisionar a prestação de contas mensalmente;
➢ Monitorar custos e supervisionar gastos do empreendimento;
➢ Supervisionar o lançamento dos dados referente ao cadastro de visitantes e monitoramento socioeconômico;
➢ Monitorar qualidade dos serviços e propor melhorias;
➢ Incentivar a participação comunitária no programa;
➢ Estabelecer parcerias de mercado;
➢ Promover a gestão de Recursos Humanos da equipe da Pousada Uacari (desempenho, remuneração, contratação);
➢ Estabelecer melhores práticas para todos os setores operacionais da Pousada Uacari;
➢ Supervisionar a manutenção da infraestrutura e embarcações;
➢ Identificar e solicitar novos investimentos;
➢ Apoiar o fortalecimento do sistema de gestão participativa da Pousada;
➢ Contribuir para a gestão de conflitos;
➢ Colaborar com o Programa de Turismo de Base Comunitária em atividades de planejamento e capacitação;
➢ Elaborar relatórios técnicos das atividades desenvolvidas;
➢ Selecionar novos colaboradores;
➢ Desenvolver e executar planejamento estratégico do empreendimento.
Requisitos
➢ Graduação em Administração, Turismo ou áreas afins;
➢ Experiência em trabalho com comunidades rurais em um contexto de Unidade de Conservação;
➢ Inglês Avançando (obrigatório)
➢ Experiência na região Amazônica (desejável);
➢ Experiência em administração hoteleira (desejável);
➢ Experiência com a atividade de ecoturismo ou turismo de base comunitária (desejável);
➢ Facilidade e pró-atividade para trabalhar em equipe;
➢ Disponibilidade para viagens de campo;
➢ Disponibilidade para residir em Tefé (AM). Residência, transporte e alimentação por conta do contratado.