Descrição

Cláudia de Sá Barretto Costa
Rua Domingos Alves – Imbuí – Salvador/BA.

Fones: (71) 99991-6862(Vivo) / 98753-9193(Oi); 3431-9478. Linkedin: linkedin.com/in/claúdia-costa-360792190

E-mails: [email protected] / CRC-BA, habilitação e carro próprio.

Ø    Objetivo:
Atuar como Auxiliar Administrativo Financeiro. ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

 

Ø    Formação Acadêmica:
• Formação escolar no Liceu Salesiano do Salvador e Colégio 2 de Julho;

• Formada em Bacharel em Ciências Contábeis pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia em 1994;

• Pós-Graduação incompleta em MBA em Gestão Financeira e Controladoria na Estácio.
Ø    Resumo profissional:
Sou Contabilista, atuo há muitos anos no mercado de trabalho e tive vivência em diversas áreas. Comecei uma pós-graduação em MBA em Finanças, porém ainda não concluí. Participei de experiências desafiadoras, envolvendo organização e atualização de informações relevantes a empresa, e treinamento de pessoal. Consegui me sair muito bem, por conta da prática da pro atividade e na firmeza na tomada de decisão.

 

Tenho habilidade de aceitar responsabilidades, definindo e cumprindo prazos, o que me permitiu trabalhar em projetos de migração de dados, quando da mudança de sistemas integrados. Também em projetos financeiros, contábeis e administrativos, organizando documentos, para que fossem encontrados de forma rápida, além de exigi-los conforme a legislação fiscal vigente.

 

Sou autodidata e consigo uma boa negociação com clientes. Realizei projeto de melhoria de desempenho de atividades, conseguindo obter redução considerável no tempo de realização de tarefas e no encontro de documentação, por conta de uma primaz organização. Tenho experiência em gerar relatórios gerenciais, para obtenção, consolidação, análise e acesso a dados, para uma análise profunda da situação da empresa, de maneira que os usuários da empresa tomem melhores decisões de negócios e de atitude para uma maior produtividade. Sou empreendedora, buscando sempre o melhor atendimento ao cliente interno laboral e externo. Interesse em novas áreas e desafios.

 

 

Ø    Habilidades:
Habilidades nas áreas: Administrativa, Financeira (Contas a Pagar/Receber), Contábil, Orçamento, Custos, Faturamento, Compras, Comercial, Educação e RH; Treinamento de equipes: estagiários, auxiliares e analistas; Facilidade em lidar com público em geral; Liderança e Coordenação de equipes; Elaboração e implantação de rotinas administrativas. Experiência também no Terceiro Setor e na área de Ensino, como professora.

 

Setor Financeiro, Orçamento, Custos, Compras, Administrativo, Informática e Pessoal: Back Office – Fluxo de Caixa, Contas a Pagar/Receber. Emissão de cheques, movimento bancário. Sistemas: Sapiens, MXM C.Pagar/Receber/Tesouraria/Faturamento, FINAN, Fluxus RM, SIS, RMCONT, XTDC, Hércules, ATDC, COOPIN, Prosoft, Controller e CorporeRM, Folhas de pagamento, Rescisões (Cálculos de INSS e FGTS). Coordenação de setores. Controle de Estoque-Inventário. Realização de Orçamento/Custos. COND21.
Setor Fiscal/Tributário: SPED – Contábil ECD / FCONT / EFD. Escrituração de livros fiscais digitais. Apuração e emissão de guias dos impostos: ISS, ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL etc. Escrituração do LALUR. Escrituração e emissão de livros fiscais, como o Diário, e de acionistas. Elaboração das Demonstrações Contábeis e Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DVA, DMPL, FL.CAIXA, DMA, DME, DMS, DCTF, DIPJ, DIPJ, DACON, PER/DCOMP, DIRF, DMPS, DMPL, DOAR, DFC, Notas Explicativas etc.
Setor Contábil: Experiência em Contabilidade Privada em geral e Contabilidade Pública. Elaboração de Plano de Contas. Fechamento de Balanço. Demonstrações Contábeis e Financeiras. Apuração IRPJ – Lucro Real e Presumido. Escrituração do LALUR. Controle do Ativo Imobilizado. Planilha e análise de Custos. Estudos e auditorias. Controller. Gestão de equipes. Sistemas Integrados – Sapiens, MXM, Radar, CorporeRM, Prosoft, FREIRE, ST CONTÁBIL, Domínio. Elaboração de Orçamento.
Ø    Histórico Profissional:
*ELETRÔNICA ADILTEC                                                                                                               (10/2015 a 07/2019)

Empresa de conserto de eletroeletrônicos e placas eletrônicas e outros

Gestão financeira, administrativa e contábil – Serviços de papelaria / Consultoria financeira e venda de produtos – Gestão total da empresa em todas as áreas: produção, comercial, financeira e contábil. MEI-PJ.

 

*MAC ENGENHARIA LTDA – GRUPO MAC                                                                                            (02/2015 a 05/2015)

Empresa de engenharia de refrigeração

Coordenadora Administrativa/Financeira – Back Office – Fluxo de Caixa, Custos de Obras-Orçado X Realizado. Confecção de contratos. Controle de pagamentos e recebimentos. Lançamentos de previsões de pagamentos e recebimentos, Controle de ponto, etc. ISO 9001.

 

*RAAC AUDITORES E CONSULTORES INDEPENDENTES -> SERVIÇOS TERCEIRIZADOS PARA PRODEB – CIA PROC. DADOS DO ESTADO DA BAHIA – CAB                                                                         (03/2013 a 02/2015)

Empresa S/A de economia mista de processamento de dados – Lucro Real

Contadora II – Gestora – Coordenação de equipe e toda rotina contábil e fiscal; Análise de todas as contas; Balanços. Declarações e Cálculos de impostos. Relatórios gerenciais.    Demonstrações contábeis. Fechamento de balanços – SPED ECD Contábil/FCONT; EFD-Contribuições etc. Suporte e auxílio aos setores: Financeiro – contas a pagar/receber, faturamento, tesouraria e de orçamento/custos.

 

*LÍDER ESCRITÓRIO VIRTUAL LTDA                                                                                                           (08/2008 a 05/2012)

Empresa de Contabilidade e Escritório Virtual

Setor Contábil e Virtual – Realização de toda rotina contábil; Análise de todas as contas; Emissão e análise de Balanços; Emissão de contratos virtuais; Emissão de boletos; Atendimento a clientes e aviso de correspondências aos mesmos.

 

*AUTÔNOMA – Prestação de serviços contábeis diversas empresas. Prestação de serviços de “Gerência Financeira” na Internacional Marine e outras.

 

*IBÉRIA TRANSPORTES E SERVIÇOS LTDA                                                                                    (10/2007 a 03/2008)

Empresa de transporte de carga extra-pesada e de locação de guinchos.

Chefe do Setor Contábil e Faturamento – Faturamento: emissão de notas fiscais e boletos de cobrança; lançamentos contábeis; cálculo de impostos; declarações e controle do imobilizado, enfim toda a rotina contábil. Compras, Custos. Auxílio e execução setores: Financeiro – Contas a pagar/receber, faturamento e tesouraria.

 

*OGMOSA–ÓRGÃO GESTOR MÃO-DE-OBRA TRAB. PORT. PORTOS DE SSA E ARATU   (01/2002 a 09/2007)

Empresa do Terceiro Setor – Empresa de intermediação da relação laboral de trabalhadores avulsos com operadores portuários

Contadora – Coordenação de equipe e realização de toda a rotina contábil, financeira, compras, almoxarifado e controle do imobilizado. Escrituração; cálculos e recolhimento de impostos; provisões; contabilização de: folha; receitas e despesas diversas; análise de todas as contas contábeis; confecção de demonstrações, relatórios e livros contábeis e fiscais – DRE, Balanço Patrimonial, Doar, DFC etc; análises de balanços e balancetes; Operação em: RMCONT, RMFOLHA, PROSOFT, RMSALDUS, RMFLUXUS E RMBONUM (Programas integrados). DIPJ, DCTF, DMS, DIRF. Diversas formas de análise das contas de resultado. Elaboração: de orçamentos; e de Planilhas diversas de controle interno, inclusive com Excel avançado. Prestação de contas em assembléias aos donos das Operadoras Portuárias tais como: Intermarítima, Internacional etc. Colaboração nas áreas financeira, administrativa, compras e de pessoal.

 

*VITRAL – VIOLETA TRANSPORTES LTDA                                                                               (03/1995 a 12/2001)

Empresa de Transporte Urbano

Auxiliar Contábil III (ANALISTA) – Realização de toda rotina contábil; Cálculo e recolhimento de impostos; Apuração mensal do Imposto de Renda Lucro Real; Leasing e Finame; financiamentos diversos; aplicações financeiras; empréstimos bancários; mútuos; Análise de todas as contas; Análises de Balanços e Balancetes; Lalur; DIRPJ.

 

 

*TELEBAHIA S/A                                                                                                                            (01/1994 a 05/1994)

Empresa de Telecomunicações

Agente Administrativo e Estágio de 2 anos – Recursos Humanos / Contábil / Financeiro (Agenda) – Auditoria em diversas contas de benefício.

 

*ESCOLA ESTADUAL KLEBER PACHECO                                                                          (08/1992 a 12/1992)

Professora nível 3 – 5ª a 8ª série – Técnicas Comerciais, Matemática e Material de Escritório.

 

Ø    Cursos, Seminários, Encontros:

ž RM Corpore – Consiste

ž Super Aprendizagem, Memorização e Leitura Dinâmica

ž Relações Humanas

ž Formação de gerentes – FEMAR – ago a set/2003- 90 h

ž Relações Interpessoais – FEMAR – maio/2003 – 32 h

ž Informática – Windows; EXCELL AVANÇADO; Word; Powerpoint, Staroffice -Byte-Corel Draw, Power Point, Excel,Access, WordPerfec, Internet, Outlook.

ž Inglês básico – UEC

ž Prático de Retenção na fonte de Impostos – IOB – 8h – ago/2007

ž Análise e Planejamento financeiro (15h) – Instituição: SEBRAE- 2010;

ž Curso de Administração do Controle de Contas a pagar e receber com foco em fluxo de caixa; (9h) – Helara Consultoria e Treinamento – 2010;

ž FÓRUM EFD PIS COFINS – IOB – 2012

ž CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR CONFORME ITG 2002 (Res.1409/2012 CFC) – CRC-Ba – jan/2013
ž  ECD – Escrituração Contábil Digital – CRC-Ba – jan/2013

ž Práticas de Retenções de Tributos na Fontee (IRRF/CSLL/PIS/COFINS/INSS) -CRCBa- fev/2013
.   EXCELL avançado – jan a jul/2014.

ž  CURSO LEI 12.973 / 2014 – Vigor em 2015 – Fev/2015

ž  CURSO SPED ECF – 2015 – Ago/2015

ž  CURSO DIRPF-2016 – MAR/2016 – CRCBa

ž  CURSO DE DESTDA – AGO/2016 – CRCBa

ž  Curso de Web Designer – 2019 em andamento
ENCONTROS E SEMINÁRIOS

– VI E VII Encontros Nacionais Estudantes Ciências Contábeis

– UFPA – Universidade Federal do Pará

– UNIFOR – Universidade de Fortaleza

– Seminário da Executiva Nacional

– UFBA – Universidade Federal da Bahia e

– Ciclo de Palestras sobre Contabilidade UNEB.